9 de mar. de 2011

MORANGO...

O MORANGO E VOCÊ
________________________________________

Se você é um adorador de morangos incorrigível, não pode deixar de ler esta matéria, pois descobrirá que, além de saboroso, este fruto apresenta propriedades terapêuticas interessantes.

Conhecido também pelo nome de Fragária ou Fragária-Rósea, o morango já era cultivado em hortas européias desde o século XV.

Em relação ao seu cultivo, temperaturas quentes são as mais indicadas no período de crescimento das folhas; e, na fase da floração e da frutificação, o frio é o ideal. Gosta de terrenos areno-argilosos, com muita matéria orgânica e baixa acidez. E dão-se bem quando plantado na companhia da alface, do tomate ou do espinafre.
Obs.: Por causa de suas propriedades, deve ser evitado pelos obesos, diabéticos e por aqueles que têm tendência a apresentar urticárias.
Propriedades Terapêuticas
Este fruto apresenta propriedades diuréticas, adstringentes, antitílica, eu péptica, antianêmica, vulnerária, neurotônica.

Indicações

Folhas
Podem ser utilizadas no combate a:

* Diarréias Crônicas

Uso Interno: chá por decocção, 20 gramas de folhas frescas para 1/2 litro de água, que deve ser fervida até ser reduzida pela metade.
Tomar uma colher (sopa) desse líquido duas vezes ao dia.


* Ulcerações e Feridas

Uso Externo: folhas trituradas, sob a forma de cataplasma, aplicada duas vezes ao dia.

Nenhum comentário: