2 de nov de 2010

CONSTRUINDO A AUTO-ESTIMA NA SALA DE AULA


1. Professor trate seus alunos com respeito, descubra o potencial existente em cada um, assim você estará salvando uma vida.

2. Estimule nos alunos atitudes e habilidades para que eles possam inovar criar e agir de modo pessoalmente responsável; que saibam se gerenciar; que conservem sua individualidade e ao mesmo tempo, trabalhem com eficiência em equipe; que confiem em seus poderes e em sua capacidade de contribuir.

3. Ensine a criança a pensar, a reconhecer discursos lógicos, a ser criativa e a aprender.

4. Professores com baixa auto-estima são tipicamente infelizes e professores infelizes utilizam métodos destrutivos e humilhantes para manter o controle da classe. Cuidado! Pois as crianças vêem no professor o seu referencial e com ele aprendem o comportamento do adulto.

5. Tenha uma profunda confiança no potencial da pessoa com a qual está lidando.

6. Atenção! Professores com boa auto-estima estão aptos a nutrir a auto-estima de outra pessoa, proporcionando uma experiência de aceitação e respeito.

7. Um dos maiores presentes que um professor pode dar a um aluno é negar-se a aceitar seu conceito negativo.

8. O professor deve transmitir aos alunos suas experiências positivas com relação a eles. A criança sente-se nutrida, apoiada e inspirada.

9. Esteja sempre atento ao modo como trata a criança, dispensando-lhe cortesia, respeito, atenção. Assim você estará criando um ambiente favorável à auto-estima.

10. O professor deverá ter a mesma atitude em relação a todos os alunos. A criança precisa saber que na classe prevalece a justiça

11. Ajude a criança a sentir-se visível, procurando ressaltar seus pontos fortes, incentivando a auto-apreciação.

12. Descubra o que há de melhor na criança para torná-la consciente de seus valores e apreciá-los.

13. Procure dar atenção especial a crianças tímidas, quietas, procurando trazer essa criança "para fora", interrogando-a, fazendo com que fale, diga sua opinião, permitindo que ela experimente sua competência social.

14. Mantenha a disciplina na sala de aula através de regras que, para serem respeitadas, precisam ser explicadas de forma que cativem as crianças e sejam compreendidas por elas, nunca impostas.


15. O professor deverá ensinar às crianças um respeito nacional pelos sentimentos dos colegas e criar um ambiente no qual essa aceitação seja sentida por todos. Crianças que se sentem aceitas têm facilidade de se aceitarem.

16. Para o professor conseguir incentivas nos alunos a auto-aceitação precisa estar pronto para aceitar os sentimentos deles, buscando compreendê-los sem se deixar dominar por eles.

17. Cultive relações interpessoais positivas, competentes e bem-sucedidas.

18. Professores eficientes sabem que a pessoa som aprende construindo sobre os pontos fortes e não sufocando as fraquezas. Com isso constroem a competência, dando aos alunos tarefas condizentes com o nível de habilidade de cada um.

19. Ajude o aluno a passar de uma atitude de "aluno obediente" para a de "aluno responsável", capaz de questionar e se necessário, desafiar.

20. Se o objetivo do professor é construir a auto-estima naqueles que foram confiados aos seus cuidados ele deve começar trabalhando primeiramente consigo mesmo.



Nenhum comentário: