30 de jun. de 2010

FASE PRÉ-SILÁBICA

super cute gifs

Fase pré-silábica

A criança sabe que a escrita é uma forma de representação;

Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números;

Não compreende que a escrita é a representação da fala;

Organiza as letras em quantidade (mínimo e máximo de letras para ler);

Vai direto para o significado, sem passar para sonora;

Variação de letras – ALSI (elefante);

Ela relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).

Atividades:

• Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.

• Trabalhar com crachás para identificação dos nomes.

• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita.

• Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;

• Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;

• Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;

• Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;

• Classificar os nomes pelo som ou letra inicial, pelo número de letras,registrando-as;

• Oferecer lista de palavras com lacunas/figuras.

• Trabalhar com cruzadinhas com banco de palavras e/ou com imagens.

• Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas).

Nenhum comentário: