Projeto: Profissões
Justificativa:Considerando a política da educação complementar que valoriza os temas transversais, o tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural.
Com esses pressupostos a serem estudados a criança passará a conhecer o perfil do profissional, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas de vida.
Objetivo geral:
Proporcionar às crianças conhecerem a diversidade das profissões e valorizá-las nos diferentes espaços e épocas, despertando o interesse por uma melhor qualidade de vida, através da escolha consciente da profissão.
Algumas das profissões a serem trabalhadas:
*Carpinteiro
*Bombeiro
*Policial
*Médico
*Músico
*Cantor
*Advogado
*Professor
*Dentista
*Arquiteto
*Eletricista
*Jogador de futebol
*Pedreiro
*Vendedor
*Faxineiro
*Cozinheiro
*Veterinário
*Padeiro
*Jardineiro
*Piloto
Desenvolvimento:
* Socialização do projeto junto às crianças;
* Reflexão da identidade pessoal através do “Quem sou Eu?”;
* Visitas externas em grupos, em diferentes segmentos da sociedade (farmácias, fabricas, construção civil, polícia), entrevistando profissionais de cada setor.
Avaliação:
A avaliação será contínua, no decorrer do projeto, verificando a participação, mudanças de atitude na interação relacional e em relação à perspectiva de um projeto de vida através de metas estabelecidas.
Conclusão:
*Apresentação de uma peça teatral com o tema do projeto;
*Mural com exposição das fotos do decorrer do projeto;
*CD-ROM com atividades desenvolvidas durante o projeto;
*Painel com pinturas alusivas de diversas profissões.
Projeto Dinossauros
Introdução:A chegada de um novo milênio inaugura uma época de mudanças e inovações. Dentro de um processo mundial de globalização, inicia-se um período no qual ter poder significa, principalmente, ter domínio de informações, selecionar, aplicar adequadamente as informações necessárias e úteis na construção do saber e, principalmente, chegar a compreensão das vantagens e benefícios dessa massa de informação que chega a cada segundo passa a ser uma das qualidades do cidadão do novo milênio que se aproxima.
Entendemos assim que dominar fatos e aprender técnicas de utilização do novo são atividades importantes desde a pré-escola, mas que junto com isso devemos desenvolver a capacidade de análise e interpretação, pois apenas desta forma é possível explicar o novo, apontar suas vantagens e benefícios, antever problemas, propondo soluções criativas em sua resolução para assim podermos oportunizar a formação de cidadãos autônomos e críticos com capacidade de argumentação sólida em defesa de seus princípios e conhecimentos que o leve, acima de tudo, a serem pessoas felizes.
Objetivos:
*Ampliar conhecimentos;
*Compreender o que é extinção;
*Compreender o modo de sobrevivência dos dinossauros;
*Aproximar a criança da natureza;
*Conhecer as diferentes espécies de dinossauros;
*Despertar a observação e a curiosidade na criança;
*Desenvolver hábitos e atitudes dentro de um projeto.
Metodologia:
Como primeira tarefa, conversaremos com os alunos sobre os dinossauros, procurando saber quais os conhecimentos já adquiridos pelos alunos.
Assistiremos a um vídeo que mostrará, uma história sobre os dinossauros em seguida faremos um debate sobre o vídeo que assistimos partindo da conversa inicial, do debate sobre o vídeo e dos questionamentos levantados pelos alunos, serão mandados para casa alguns temas para pesquisa:
01. Como e onde viviam os Dinossauros?
02. Como nascem os Dinossauros?
03. Do que se alimentavam os Dinossauros?
04. Por que eles sumiram?
05. Por que os Dinossauros lutavam?
06. Enviar recortes ou curiosidades sobre os Dinossauros.
Com o resultado da pesquisa, trabalharemos os itens que nela estam presentes, com a participação efetiva dos alunos. Durante todo o processo de duração do projeto receberemos e trabalharemos em cima das pesquisas lendo e observando as características de cada espécie.
Montaremos um quadro onde poderão ser visualizadas as pesquisas que cada um trouxe.
Pesquisaremos, no material que temos em sala, sobre a reprodução dos dinossauros, e em seguida,
Faremos uma maquete reproduzindo algumas espécies, que foram modeladas a partir de massinha para modelar.
A partir de brinquedos (dinossauros) trazidos pelos alunos bservaremos as características e identificaremos as espécies pelos seus nomes comparando os brinquedos, com as ilustrações das pesquisas trazidas pelos alunos, alguns livros fornecidos pelos professores e também, com os vídeos que assistiremos.
Conversaremos sobre o planeta na época dos Dinossauros, faremos questionamentos como, por exemplo: “Como sabemos que os dinossauros existiram, se eles foram extintos e ninguém nunca os viu?” Entrando assim em outra parte de nossa pesquisa: “Os Fósseis”.
Faremos uma maquete, com novas miniaturas de dinossauros feitas, onde reproduziremos o ambiente em que os dinossauros viviam separando-os em bandos da mesma espécie.
Nesta maquete será feito um “vulcão”, modelado com argila. Este vulcão reproduzirá o processo da erupção das lavas.
Experiência:
MATERIAIS:-Argila ou massa de modelar
-Uma tabuinha para servir de base do vulcão
- Fermento em pó
- Vinagre
- Anilina culinária vermelha
COMO FAZER:
1. Esculpir um vulcão em argila ou massa de modelar em uma base (tabuinha).
2. No buraco, colocar um pouco de fermento em pó.
3. Colocar algumas gotinhas de anilina vermelha.
4. Jogar o vinagre.
POR QUE ACONTECE?
Em uma reação química, substâncias misturadas reagem ou se combinam de alguma maneira, formando uma substância nova, diferente das substâncias químicas usadas para produzi-la. Assim, quando o vinagre entra em contato com o fermento (ou bicarbonato de sódio), provoca uma reação química que produz um gás. Esse gás liberado pela reação é gás carbônico, que faz a lava do vulcão subir e espirrar.
Avaliação:
Entendemos que numa concepção sobre a relação de ensino e aprendizagem como a que sustenta o trabalho por Projetos, as três fases da prática docente – planejamento, ação e avaliação não podem entender-se senão como um sistema de inter-relações e complementaridades.
Esta avaliação proporciona a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento dos alunos.
A cada etapa do projeto trabalhado, observa-se o avanço dos alunos, avaliando a participação deles nas atividades, confecção de materiais, nas pesquisas, ou em outras atividades propostas.
Projeto Reciclagem
Justificativa
Conselhos de como explicar às crianças sobre reciclagem de resíduos. Saber reciclar todos os resíduos, respeitar o meio ambiente, e saber o que fazer para preservar nossa natureza, são alguns dos ensinos que nós, pais, podemos passar para nossos filhos. Somente assim eles crescerão com a mentalidade de que é necessário lutar e fazer cada um a sua parte para salvar e conservar nosso planeta.
E para isso só é necessário vontade, desejo e persistência. Vale ressaltar que o exemplo dos pais tem muito mais resultado que muitos discursos.
No dia 17 de maio se comemora o Dia Mundial da Reciclagem. Mais do que comemorações, são necessárias atitudes dia após dia. A partir dos 3 anos de idade, as crianças já podem aprender a separar os resíduos.
No princípio, o ensino vem do exemplo que dão seus pais. Se, desde pequeno, a criança observa o cuidado e o hábito de separar os materiais (vidros, papéis, plásticos, etc.), também será levado a ter o mesmo comportamento depois. O cuidado com o meio ambiente começa dentro das nossas casas. Logo, a criança pode aprender mais detalhes da reciclagem e da reutilização de materiais na escola.
A reciclagem, em âmbito mundial, caminha ainda a passos muito lentos. Na Espanha, por exemplo, só se recicla 11% dos resíduos. Em países como Holanda e França, já se recicla de 30 a 50%.
O Brasil, mesmo quando comparado a alguns países desenvolvidos, apresenta elevados índices de reciclagem. O país desenvolveu métodos próprios para incrementar essa atividade e o maior engajamento da população pode contribuir ainda mais, para o aumento do índice de embalagens reaproveitadas.
*Como explicar a reciclagem às crianças
Primeiro ensinando-as como selecionar o lixo e onde devemos depositá-lo. Os resíduos podem ser separados em 5 grupos: o de papel, vidro, plástico, restos de comida, e outros mais orientados ao óleo, brinquedos, pilhas, etc. Existem cinco tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo:
1- Lixeira azul: destinado para papel e papelão.
2- Lixeira verde: destinado para vidros, cristal.
3- Lixeira vermelha: para as embalagens de plástico e briks , fora os de metal.
4- Lixeira amarela: para as embalagens de metal e aço.
5- Lixeira preta: para os restos de comida, ou seja, para a matéria orgânica e também para outro tipo de restos como as plantas, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro, etc.
6- Lixeiras complementares: para jogar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas.
*Por que temos que reciclar?
É necessário explicar passo a passo porque temos que reciclar. As crianças precisam saber o porque das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.
Exemplos:
1- Papel – para fabricar uma tonelada de papel é necessário utilizar entre 10 e 15 árvores, 7800 Kw/h de energia elétrica e uma grande quantidade de água. Ao reciclar o papel, se reduzirá o corte de árvores, se economizará energia elétrica e uma grande quantidade de água. Além disso, estaremos protegendo animais como os insetos e os pássaros, que dependem muito das árvores para sobreviverem.
2- Vidro – O vidro é reciclável porque está feito de areia, carbonado de cal, carbonato de sódio, materiais que requerem muita energia para sua fabricação. Para fundir vidro descartável se requer menos temperatura que para fabricá-lo com matéria-prima virgem.
3- Aluminio - Pode-se encontrar alumínio em um mineral chamado bauxita. Para extraí-lo e processá-lo requer uma grande quantidade de energia elétrica, sendo que se obtivermos o alumínio reciclando-o, se economizará quase 95% de energia.
O que podemos fazer?
Podemos seguir a regra dos quatro erres: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. Reduzir a quantidade de lixo, reutilizar embalagens e sacos, reciclar materiais como o plástico, e recuperar materiais para voltar a utilizá-los.
Paralelamente à educação meio ambiental que devem dar aos seus filhos, os pais também devem seguir algumas normas como sugestão no seu dia-a-dia:
1- Escolher com cuidado os produtos que se compra, considerando as possibilidades de reutilização das embalagens.
2- Evitar comprar produtos com muita embalagem.
3- Sempre que for possível, reciclar os sacos de supermercado para envolver o lixo ou para levá-los quando vão às compras em feira, etc.
4- Reciclar os papéis que utilizamos em casa.
5- Evitar impressões de papel desnecessárias.
6- Fazer com que as crianças usem mais o quadro negro que os papéis.
7- Escolher papéis reciclados.
8- Comprar bebidas em garrafas recicláveis.
9- Usar lâmpadas de baixo consumo.
10- Difundir suas experiências de reciclagem com amigos e familiares.
15 dias
*Justificativa:
No 1º ano, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço escolar.
*Objetivo:
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
*Conteúdos:
a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
*Desenvolvimento:
a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b) Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlendas, trava-língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: danças, brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: dramatização de lendas.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
*Recursos:
livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, CDs com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica.
*Avaliação:
A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no planejamento da ação educativa.
*Atividade Culminante:
Exposição para os pais, do Projeto Brincando com o Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
PROJETO BRINCANDO COM FOLCLORE
*Duração: 15 dias
*Justificativa:
No 1º ano, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço escolar.
*Objetivo:
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
*Conteúdos:
a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
*Desenvolvimento:
a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b) Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlendas, trava-língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: danças, brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: dramatização de lendas.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
*Recursos:
livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, CDs com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica.
*Avaliação:
A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no planejamento da ação educativa.
*Atividade Culminante:
Exposição para os pais, do Projeto Brincando com o Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.