**MENU**
16 de nov. de 2010
PIOLHO...N Ã O!!!!!
15 de nov. de 2010
4 de nov. de 2010
VAMOS RIR!!!!
Professor: O que devo fazer para repartir 11 batatas para 7 pessoas?
Aluno: Purê de batata, senhor professor!
Professor:- Joaquim, diga o presente do indicativo do verbo caminhar.
Aluno:- Eu caminho... tu caminhas... ele caminha...
Professor: - Mais depressa!
Aluno :- Nós corremos, vós correis, eles correm!
Professor: "Chovia" que tempo é?
Aluno: É tempo ruim, senhor.
Professor: Quantos corações nós temos?
Aluno: Dois!
Professor: Dois!?
Aluno: Sim, o meu e o seu!
Dois alunos chegam tarde e justificam-se:
- O 1º Aluno diz: Acordei tarde! Sonhei que fui à Polinésia e a viagem demorou muito.
- O 2º Aluno diz: E eu fui esperá-lo no aeroporto!
Professor: Diga o nome de cinco coisas que contenha leite...
Aluno: Um queijo e quatro vacas.
PROFESSORA: Maria, aponte no mapa onde fica a América do Norte.
MARIA: Aqui está.
PROFESSORA: Correto. Agora turma, quem descobriu a América?
TURMA: A Maria.
PROFESSORA: Joãozinho, me diga sinceramente, você ora antes de cada refeição? Joãozinho: Não professora, não preciso... A minha mãe é uma boa cozinheira.
PROFESSORA: Bruno, que nome se dá a uma pessoa que continua a falar, mesmo quando os outros não estão interessados?
Bruno: Professora!
2 de nov. de 2010
CONSTRUINDO A AUTO-ESTIMA NA SALA DE AULA
1. Professor trate seus alunos com respeito, descubra o potencial existente em cada um, assim você estará salvando uma vida.
2. Estimule nos alunos atitudes e habilidades para que eles possam inovar criar e agir de modo pessoalmente responsável; que saibam se gerenciar; que conservem sua individualidade e ao mesmo tempo, trabalhem com eficiência em equipe; que confiem em seus poderes e em sua capacidade de contribuir.
3. Ensine a criança a pensar, a reconhecer discursos lógicos, a ser criativa e a aprender.
4. Professores com baixa auto-estima são tipicamente infelizes e professores infelizes utilizam métodos destrutivos e humilhantes para manter o controle da classe. Cuidado! Pois as crianças vêem no professor o seu referencial e com ele aprendem o comportamento do adulto.
5. Tenha uma profunda confiança no potencial da pessoa com a qual está lidando.
6. Atenção! Professores com boa auto-estima estão aptos a nutrir a auto-estima de outra pessoa, proporcionando uma experiência de aceitação e respeito.
7. Um dos maiores presentes que um professor pode dar a um aluno é negar-se a aceitar seu conceito negativo.
8. O professor deve transmitir aos alunos suas experiências positivas com relação a eles. A criança sente-se nutrida, apoiada e inspirada.
9. Esteja sempre atento ao modo como trata a criança, dispensando-lhe cortesia, respeito, atenção. Assim você estará criando um ambiente favorável à auto-estima.
10. O professor deverá ter a mesma atitude em relação a todos os alunos. A criança precisa saber que na classe prevalece a justiça
11. Ajude a criança a sentir-se visível, procurando ressaltar seus pontos fortes, incentivando a auto-apreciação.
12. Descubra o que há de melhor na criança para torná-la consciente de seus valores e apreciá-los.
13. Procure dar atenção especial a crianças tímidas, quietas, procurando trazer essa criança "para fora", interrogando-a, fazendo com que fale, diga sua opinião, permitindo que ela experimente sua competência social.
14. Mantenha a disciplina na sala de aula através de regras que, para serem respeitadas, precisam ser explicadas de forma que cativem as crianças e sejam compreendidas por elas, nunca impostas.
15. O professor deverá ensinar às crianças um respeito nacional pelos sentimentos dos colegas e criar um ambiente no qual essa aceitação seja sentida por todos. Crianças que se sentem aceitas têm facilidade de se aceitarem.
16. Para o professor conseguir incentivas nos alunos a auto-aceitação precisa estar pronto para aceitar os sentimentos deles, buscando compreendê-los sem se deixar dominar por eles.
17. Cultive relações interpessoais positivas, competentes e bem-sucedidas.
18. Professores eficientes sabem que a pessoa som aprende construindo sobre os pontos fortes e não sufocando as fraquezas. Com isso constroem a competência, dando aos alunos tarefas condizentes com o nível de habilidade de cada um.
19. Ajude o aluno a passar de uma atitude de "aluno obediente" para a de "aluno responsável", capaz de questionar e se necessário, desafiar.
20. Se o objetivo do professor é construir a auto-estima naqueles que foram confiados aos seus cuidados ele deve começar trabalhando primeiramente consigo mesmo.